No entanto, esse modelo de AI está mudando drasticamente com o surgimento de um novo conceito chamado AI as a Service (AIaS) – sistemas de aprendizado computacional são oferecidos por meio de interfaces de programação de aplicativos (APIs), para serem diretamente utilizados por clientes e sistemas.
Um usuário que não tenha conhecimento prévio de aprendizado de máquina pode utilizar este serviço online, para treinar modelos de AI e consumir os resultados de forma integrada e online.
Podemos citar como exemplo do novo conceito de AI: Watson – pode ser utilizado para configuração de chatbots e sistemas de reconhecimento de texto – e a nova suíte de serviços AWS Machine Learning, da Amazon.
Muitos exemplos similares podem ser encontrados nos campos de processamento de linguagem natural (NLP) e reconhecimento de imagens (computer vision), caso dos serviços AWS Poly (texto para fala), AWS Rekognition (reconhecimento de imagem) e AWS Lex (robôs de conversão em texto e voz).
Esse movimento no mundo tecnológico facilita a introdução de AI no cotidiano das pessoas solucionando assim os problemas de reconhecimento, além de tornar mais simples a utilização.
Pagina Anterior